Eita eu vou

Por Patricia Larrothiere

Tibau do Sul

19 de fevereiro de 2018

Nessa última viagem que fizemos a Pipa no Rio Grande do Norte, descobrimos  praias maravilhosas como a de Tibau do Sul e a praia do giz, que ficam apenas 6km do centro de Pipa. Apesar de já termos ido várias vezes a cidade, inclusive no carnaval, essas duas praias nunca estiveram presentes em nosso roteiro, até porque, elas ainda não são tão conhecidas assim pelos turistas.

Como foi essa descoberta?

Alugamos uma casa para o carnaval na praia de Tibau, e como já estávamos cansados de visitar sempre as mesmas praias como: Praia do madeiro, praia do centro, praia do amor… Resolvemos visitar alguns lugares aos arredores de Tibau e assim, encontramos duas praias incríveis.

Praia do Giz

De  um lado encontra-se a praia do giz, que além da extensa faixa de areia, possui um mar de águas relativamente agitadas, mata atlântica preservada e um paredão de falésias brancas encantadoras. Um ótimo refúgio para quem deseja relaxar, e passar longe das praias mais movimentadas. Por ser pouco conhecida pelos turistas, a praia do giz permanece praticamente deserta uma boa tarde do ano.

Há também outro fato interessante que deve ser contado sobre a praia do giz. Em noites de lua, pescadores locais queimam pneus em latões abertos para iluminar a praia, e assim, deixar os Aratus-de-pedra, uma especie de caranguejo, atordoados. Os caranguejos invadem a praia nas noites de lua crescente e minguante, e esta, foi a forma que os pescadores encontraram para capturá-los mais facilmente.

Praia de Tibau do Sul 

Já a praia de Tibau, é bem mais movimentada e frequentada pelos turistas, devido sua estrutura de bares e restaurantes. Sem falar que aqui, o  banho é bem mais tranquilo, pelo menos em uma parte da praia, isso graças a uma barreira de pedra que diminui a força das ondas.

Essa barreira de pedras na verdade tem duas funções: Diminuir a força das ondas e encantar os turistas em dias de maré alta, um verdadeiro espetáculo da natureza.

Para os apaixonados por fotografia, é praticamente impossível  não se encantar e se arriscar a tirar uma foto pertinho da barreira com as ondas batendo atrás. Só é preciso tomar um pouco de cuidado e não se arriscar muito, pois as ondas são fortes e se você cair, vai acabar se machucando por conta das pedras, mesmo assim, eu me arrisquei e foi sensacional! rsrsrs.

 

E como se não bastasse tanta beleza, experimente ficar na praia até o entardecer, tenho certeza que você irá ficar ainda mais apaixonado pelo lugar. O por do sol pode ser visto ali mesmo, mas se quiser uma vista espetacular, suba pela rua lateral dos bares até chegar no topo da falésia, lá de cima você poderá ver o encontro do rio com o mar, e um por do sol de encher os olhos. Dessa última vez que fui estava um pouco nublado, mas já tive o privilégio de contemplar esse lugar em um dia de sol forte e garanto pra você, é simplesmente incrível!

 

Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco dessa praia que entrou para nossa listinha de praias favoritas!

 

Se você gostou deixe seu comentário