Eita eu vou

Por Patricia Larrothiere

Passeio de trem Curitiba – Morretes

14 de novembro de 2017

Assim que chegamos em Curitiba, já estávamos cientes de que um dia do nosso roteiro seria dedicado ao famoso passeio de Trem pela Serra do Mar Paranaense. Sim, você tem que reservar um dia inteirinho do seu roteiro se quiser fazer o passeio completo, com direito a tour nas cidades de Morretes e Antonina.  Porque se não for pra fazer o passeio completo, eu nem vou rsrsr.

Serra do Mar Paranaense

Onde comprar?

Você pode comprar os bilhetes na estação ferroviária, ou pelo site da empresa Serra Verde Express, atual administradora da ferrovia. Os valores variam de cordo com a categoria dos vagões. Sendo assim, vou colocar uma tabela aqui embaixo com o tipo e o preço dos vagões mais procurados pelos turistas. Lembrando que a viagem também pode ser feita em vagões de luxo como a Litorina, que chegam a custar até mais que mil reais.

Você pode comprar os trechos separadamente, uma ótima opção para quem gosta de fazer tudo por conta própria, ou  fechar um pacote turístico, algo que vai facilitar muito a sua vida! Os pacotes são vendidos por várias agencias locais, e podem ser encontrados na internet e também nos hotéis. Nós resolvemos comprar o pacote, por achar que seria muito mais prático e seguro.

Quais os benefícios de optar por um pacote?

  • Em primeiro lugar (Praticidade, Comodidade e Segurança)
  • Transfer de ida e volta para o hotel
  • Ingresso de ida no trem em categoria turística (serviço de bordo com 1 água ou refri, kit-lanche e guia local)
  • Passagem de volta em Van turística (pois voltar de trem fica extremamente cansativo – aproximadamente  8:00h de viagem)
  • Almoço típico na cidade de Morretes
  • Tour com guia pela cidade de Morretes
  • Tour com guia pela cidade de Antonina
  • Valor do pacote por pessoa: R$270,00 reais

O ideal é que você compre os bilhetes antecipadamente, pois o passeio é muito procurado e os vagões mais comuns costumam ficar cheios rapidamente, principalmente em período de férias.

Lembrando que todos, inclusive as crianças,  precisam estar com documentos originais para poderem embarcar. Crianças desacompanhada dos pais, só poderão fazer o passeio se estiverem com um autorização, semelhante àquelas que são pedidas em viagens aéreas.

Entre os 10 melhores do mundo

Não sei se você sabe mas, o passeio de Trem Curitiba-Morretes,  foi classificado pelo jornal britânico The Guardian como um dos  dez melhores passeios de trem do mundo. Sendo também, a segunda atração  mais procurada do Paraná, perdendo apenas para as Cataratas do Iguaçu.

Onde tudo começa

O trem sai da estação exatamente às 08:15h, com exceção do trem de luxo que sai às 09:15h, por isso, fique sabendo que você terá que acordar cedo, se não quiser ficar de fora dessa viagem incrível. Afinal, o trem não vai esperar por você né?! Após todos entrarem e se acomodarem em suas poltronas numeradas, um guia local te dá as boas vindas e assim, damos  início ao passeio.

Enquanto o trem vai saindo da estação, os funcionários da companhia administradora ficam na plataforma dando tchau para os viajantes, que animados, retribuem a gentileza. Afinal, não é comum ver pessoas simpáticas e sorridentes naquela região rsrsr. Quem já foi ao sul, vai saber do que estou falando.

O trem vai seguindo lentamente para que você possa apreciar bem as paisagens, que por sinal, são fascinantes. Se você conseguir ficar do lado esquerdo, pode ter certeza que irá desfrutar de vistas daquelas de tirar o fôlego. Não é que você não vá ver nada, se ficar do lado direito mas, quem fica do lado esquerdo consegue um panorama melhor dos principais pontos do passeio, além de conseguir tirar fotos com mais facilidade.

Infelizmente não é possível escolher o lado na hora da compra, então vai na sorte mesmo! O santo dos viajantes aqui é forte e nós, demos uma sorte danada e acabamos  ficando do lado esquerdo!

Enquanto as paisagens incríveis não apareciam, pois elas só começam a surgir com mais ou menos uma hora e meia de viagem, o guia vai divertindo os passageiros e contando um pouco sobre a história da ferrovia, fazendo com que a viagem não se torne chata, nem tão cansativa.

Algumas curiosidades do passeio

  • A ferrovia tem mais de 130 anos
  • Foram ao todo mais de 9 mil trabalhadores, para que no dia 02 de fevereiro de 1885 a ferrovia fosse inaugurada
  • Os vagões são da década de 60, mas não se preocupe, eles recebem constante manutenção
  • A ferrovia demorou apenas 5 anos para ser construída (Naquela época os superfaturamentos e a corrupção ainda não estavam tão em alta como hoje)
  • O trem tem capacidade atual para 1.104 passageiros por passeio
  • Ao longo do trajeto você passará por 13 túneis
  • Para a categoria turística o passeio tem saídas diárias
  • Você irá contemplar o maior trecho contínuo da Mata Atlântica do Brasil
  • É possível observar o complexo do Marumbi
  • O primeiro túnel do trajeto é conhecido como Túnel Roça Nova – é o maior e o único em linha reta. Ao lado dele está um túnel desativado que atualmente funciona como uma caverna para produção de espumante e envelhecimento de vinho
  • a Ponte São João é a maior de todas com 113 metros de extensão, quase 60 metros de altura e nela não foi usado nenhum parafuso, apenas rebite – o projeto é brasileiro, porém ela foi construída na Bélgica e levada até Paranaguá na época
  • O Great Brazil Express é uma das categorias do passeio e é o único trem de luxo do Brasil.

 

Principais pontos do passeio

Viaduto Presidente Carvalho, Ponte São João, Vista do Rio Ipiranga, Vale do Rio Ipiranga, Cascata Véu da Noiva, O Pico do Diabo, Viaduto Conselheiro Sinimbú e o Pico do Marumby.

Um determinado trecho da viagem, o viaduto Presidente Carvalho, chama atenção e merece total destaque, sabe porque? Simplesmente pela sensação incrível de estar flutuando sobre os trilhos, são fortes emoções e o frio na barriga é inevitável.

Nós Passamos por 13 túneis, que foram perfurados por cerca de nove mil trabalhadores. Eles escavaram as rochas maciças das montanhas da serra do mar, deixando para nós um verdadeiro legado de belezas naturais.  É impressionante imaginar o poder da engenharia daquela época.

Chegada a Morretes

Após o longo percurso de paisagens jamais vistas, você irá desembarcar na cidade histórica de Morretes, onde irá desfrutar de um delicioso almoço com vista panorâmica para rio Nhundiaquara. Chegou a hora de provar o famoso barreado, prato típico da região.

Contarei tudo sobre Morretes e Antonina em outro  post, para que este não fique imenso tá?! Rsrs

Se você gostou do post, curta, comente e compartilhe com seus amigos que também merecem saber um pouco mais sobre esse passeio. Beijos e até a próxima!!!

 

Se você gostou deixe seu comentário