https://eitaeuvou.com.br/feed/rss/

Eita eu vou

Por Patricia Larrothiere

Passaporte ou RG, como faço para entrar na Argentina?

22 de março de 2019

Primeira viagem internacional

Chegou o dia da sua tão sonhada viagem internacional! Tudo bem que é pro país vizinho, que é praticamente no quintal de casa, mas e daí? Não deixa de ser uma viagem internacional, não é mesmo?! Então, não se deixe abalar com as piadinhas sem graça, do tipo: ah! mas a Argentina?Nem considero viagem internacional, na verdade, essas pessoas não sabem o que estão perdendo, pois, os nossos vizinhos são incríveis.

Daí você já arrumou a mala, separou os looks, organizou todos seus equipamentos de fotografia mas, a pergunta que não quer calar: já verificou a documentação? Este é um item que deve estar no topo do seu planejamento, afinal, a falta de algum documento importante pode colocar sua viagem em risco.


Documentação necessária

Então, vamos ao que interessa! Passaporte, visto e vacinas, são obrigatórias para ingressar na Argentina? Não, e vou te explicar porquê.

Brasileiros não precisam de visto, muito menos de passaporte para visitar ao menos nove países da América do Sul, e entre eles, está a nossa querida Argentina, que graças à acordos diplomáticos, dispensa o uso do passaporte, nos dando a oportunidade de entrar lá utilizando apenas o nosso RG, mas atenção:

  • O RG não pode ter mais que 10 anos de emissão;
  • Precisa estar em bom estado de conservação;
  • Sua foto deve ser facilmente reconhecida, então, se o seu RG ainda não tem 10 anos de emissão mas, você já mudou bastante durante este período, sugiro que faça outro, para evitar problemas com a imigração.
  • O passaporte e o RG são os ÚNICOS documentos oficiais permitidos para ingressar na Argentina. Não adianta levar CNH, carteira de trabalho, carteira da OAB enfim, sem o passaporte ou o RG você simplesmente PERDE A VIAGEM.  Nem adianta chorar ou pensar num jeitinho brasileiro, é pegar a mala ir embora.
  • Para viajar com menores de idade, é necessário (autorização) judicial e documentação atualizada. No caso de quem tirou o RG do filho quando ele tinha alguns meses de idade, e agora ele  já tem alguns anos, é necessário fazer outro hein!

Formulário de imigração

Uma informação muito importante, anota aí: ao passar pela imigração você irá receber um formulário de entrada e saída do país, caso você utilize o RG, esse papel deverá ser guardado em local seguro, pois, você precisará dele na hora de voltar pra casa. Vi uma confusão enorme no dia em que voltei, simplesmente porque uma moça havia perdido o formulário, inclusive ela perdeu o voo também, pois, não deixaram ela embarcar. Por isso, fique atento!

Já para quem vai utilizar o passaporte, não precisa se preocupar muito, o registro de entrada e saída fica por conta dos carimbos. Motivo pelo qual resolvi fazer meu passaporte, estava a fim de começar minha nova coleção, hahaha.

Outro assunto importante: VACINAS

Apesar do surto de febre-amarela que tivemos a pouco tempo, a Argentina não exige nenhuma vacina para que nós brasileiros possamos entrar lá. Mas, tome muito cuidado, esta informação pode mudar a qualquer momento! Por isso, durante o planejamento da viagem, fique de olho no site da (ANVISA) e também no da sua companhia aérea, eles costumam manter estas informações sempre atualizadas.

Agora é só embarcar e aproveitar muito! Divirtam-se! 🙂

Se você gostou deixe seu comentário