Eita eu vou

Por Patricia Larrothiere

Curitiba- Por onde começar?

20 de dezembro de 2017

Chegamos em Curitiba às 14:00h, fomos no hotel deixar as malas e já saímos pelas ruas para tentar conhecer alguns lugares. O hotel que escolhemos, o Pestana Curitiba, era muito bem localizado e com vários pontos turísticos próximos.

O clima estava super agradável, as ruas movimentadas e nós, super ansiosos para conhecer tudo que fosse possível dentro do tempo disponível que tínhamos. Sendo assim, Resolvemos deixar o carro no hotel e seguimos caminhando e apreciando as ruas e os lugares ali por perto, quando de repente, demos de cara com a famosa Rua das Flores.  Tenho certeza que foi um ótimo ponto de partida, foi ali que sentimos que tínhamos mesmo aterrissado em Curitiba. 

 

Rua das Flores é o nome pelo qual ficou conhecido o trecho inicial da Rua XV de Novembro. Não sei se você sabe mas, ela foi  a  primeira avenida do Brasil fechada ao trânsito de veículos, isso aconteceu em 1971. A ideia era deixar a área livre e exclusiva para os pedestres, e foi assim que surgiu o calçadão, uma das memoráveis soluções de urbanismo da cidade.

A rua, além de lindas flores espalhadas em diversos canteiros, é repleta de lojas, cafés, bancas de jornal, prédios históricos e muita gente passado, rindo, conversando ou simplesmente apreciando todo aquele movimento que faz pulsar o coração da cidade. 

Há muitas coisas legais que você pode conferir na rua XV de Novembro e também nos arredores como: A Boca Maldita, o Bondinho, a Galeria Tijucas, o Palácio Avenida,  as casas antigas, as lojas de departamento, a Associação Comercial do Paraná, o Correio Velho, o prédio histórico da UFPR, a Catedral de Curitiba, a Praça Tiradentes, a Biblioteca Pública e o Paço da Liberdade. 

Infelizmente não conseguimos visitar todos estes lugares, pois o tempo destinado a essa parte da cidade foi um pouco curto, mas, certamente teremos outras oportunidades de voltar e conhecer melhor cada cantinho dessa cidade maravilhosa.

 

Se você gostou deixe seu comentário