Eita eu vou

Por Patricia Larrothiere

Museu e Instituto Ricardo Brennand

26 de outubro de 2017

Alguém aí ainda não conhece o Museu e Instituto Ricardo Brennand?! Localizado no bairro de Várzea, é parada obrigatória na cidade do Recife, considerado pelo TripAdvisor como o melhor museu do Brasil, passando a frente do famoso Instituto Inhotim, do Museu do Amanhã, e até mesmo da Pinacoteca de São Paulo.

De grande importância para cultura do nosso país, o instituto foi fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, que resolveu erguer um verdadeiro castelo para abrigar sua rica e vasta coleção. O complexo é composto por trés prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca, Galeria e a Capela Nossa Senhora das Graças.

Ao passar pelo portão de entrada, um caminho de palmeiras imperiais  te levarão  a um belíssimo jardim que fica ao lado do estacionamento, ali mesmo,  já é possível contemplar algumas obras de arte, assim como a natureza preservada e bem cuidada do local, apenas uma pequena amostra de parte dos 77 mil metros quadrados de área construída.

Acervo

O acervo do Instituto Ricardo Brenand é composto pelos núcleos de armaria, artes decorativas, tapeçaria, esculturas, mobiliário e artes visuais, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI. Brenannd começou a construir sua coleção aos 12 anos, quando ganhou do seu pai o primeiro canivete. Ao longo de cinquenta anos ele foi reunindo obras de arte das mais diferentes procedências e épocas, que hoje estão expostas em seu belíssimo museu.

 

Dentre o acervo, destacam-se: A  maior coleção de pinturas de Frans Post, o primeiro pintor de paisagens do continente americano; E a coleção de armaria, que está  entre as maiores coleções do mundo, contando com mais de 3.000 peças, e entre elas 27 armaduras medievais completas.

Biblioteca 

A Biblioteca conta com mais de 60 mil volumes, entre eles  obras raras datadas do sec XVI em diante. O foco principal  está entre os 20 mil itens que falam sobre o período do Brasil Holandês, um acervo que foi montado com a aquisição de coleções particulares de acadêmicos e pesquisadores brasileiros, dedicados à história do Brasil colonial. Dentre os itens é possível encontrar: Livros, panfletos, periódicos, partituras, discos, fotografias, álbuns iconográficos e muito mais.

Bonecos de Cera

Alguns falam em museu de cera, mas na verdade é apenas uma sala com bonecos de cera que retratam uma cena da inquisição. Os bonecos estão em tamanho real e são assustadoramente perfeitos, em determinados momentos, temos a impressão de que um deles vai se mexer enquanto observamos a cena. Seria uma ótima ideia para as pegadinhas de Silvio Santos rsrsrs, eu seria a primeira a sair correndo.

Ainda tem mais

Além das exposições permanentes e temporárias, o instituto oferece visitas guiadas, cursos de história da arte, programa educativo voltado aos alunos dos sistemas público e privado de ensino de Pernambuco, programas de arte-educação para professores e atividades culturais em geral. O instituto também conta com uma área específica para  realização de eventos como jantares, coquetéis, casamentos e eventos coorporativos e culturais.   

Onde comer?

Como o museu só abre a partir das 13:00h, você pode chegar mais cedo e almoçar no maravilhoso Restaurante Castelus, que fica entre o jardim e o estacionamento. (vou falar sobre ele em outro post) ou se preferir, pode fazer um lanche rápido em uma lanchonete que fica dentro do instituto.

Quando ir?

Para quem gosta de curtir o ambiente com mais tranquilidade, o ideal é  ir durante a semana, pois os finais de semana geralmente são bem movimentados. Eu fui com minha família em pleno feriado do dia das crianças, estava um pouco tumultuado, mas ainda sim, foi um ótimo passeio, recheado de muita história, cultura e arte.

Confira a lista completa dos melhores museus do Brasil segundo o TripAdvisor

A lista é elaborada considerando revisões, críticas, elogios e comentários das atrações pelos usuários do TripAdvisor num período de 12 meses.
1 – Instituto Ricardo Brennand, Recife, Pernambuco
2 – Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo
3 – Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Paraná
4 – Museu do Amanhã, Rio de Janeiro
5 – Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais
6 – Catavento Cultural e Educacional, São Paulo
7 – Museu de Arte de São Paulo (MASP), São Paulo
8 – Museu Imperial, Petrópolis, Rio de Janeiro
9 – Museu do Futebol, São Paulo
10 – Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Informações Importantes

  • Horário de funcionamento: De terça a Domingo, das 13h às 17
  • Abre as quartas pela manhã para grupos agendados
  • Entrada: R$25,00 inteira e R$ 12,00 meia (Idosos, estudantes, portadores de deficiência, professores)
  • É proibido fotografar dentro do museu com flash
  • Contato: [81] 2121.0352/0365

Gostou mais não tem como ir agora?

Não tem problema, você pode fazer um tour virtual e conhecer tudo aí mesmo da sua casa. Basta clicar no clicar no link aqui embaixo. O Sistema é moderno e permite uma ótima interatividade . Vale a pena conferir!

 

Clique AQUI e faça um Tour Virtual agora mesmo!

Se você gostou desse post, deixe seu comentário e compartilhe com os amigos que também adorariam conhecer esse lugar! Até a próxima, beijos!

Se você gostou deixe seu comentário