Eita eu vou

Por Patricia Larrothiere

Baía Formosa – A bela praia do medalhista Ítalo Ferreira

22 de junho de 2022

Sobre

Viemos conhecer Baía Formosa, uma cidade que faz jus ao nome, e além de formosa, ficou também famosa, principalmente após a conquista olímpica do surfista Ítalo Ferreira, medalha de ouro nas olimpíadas de Tóquio.  “BF”, como é carinhosamente chamada, também já foi cenário de uma novela da Rede Globo, quem aí lembra das locações de “Flor do Caribe”?

Baía Formosa

Baía Formosa fica apenas (110 km) de João Pessoa/PB e (94 km) de Natal/RN pela BR-101, uma ótima opção de lugar para relaxar num fim de semana pertinho de casa. Foi exatamente por isso que escolhemos esse destino.

Divisa entre Rio Grande do Norte e Paraíba, a cidade é refúgio de surfistas, trilheiros e amantes da natureza. Baía Formosa tem 26km de praias semi-desertas, lagoas, manguezais, falésias, piscinas naturais e 2.365 hectares de mata atlântica preservada. Aqui o principal atrativo sem dúvidas, é o contato com a natureza.

A cidade é um verdadeiro paraíso para os apaixonados por surf, Ítalo Ferreira que o diga, nascido e criado em Baía Formosa, o atleta ama a cidade que o levou ao pódio número um nas olímpiadas, e vive por lá até hoje, mesmo depois da fama.

Onde ficar?

Após várias pesquisas e algumas indicações, resolvemos nos hospedar no Hotel /Pousada Chalemar, localizado na via costeira de Baía Formosa. O Hotel tem um estilo rústico e uma vista deslumbrante para o mar. Acordar cedinho para ver o nascer do sol é algo que você não pode deixar de fazer se optar por essa hospedagem.

Nascer do sol Chalemar

Os quartos são amplos e as camas confortáveis, mas, confesso que senti falta de mais estrutura em relação ao banheiro, que não tinha bancada na pia, o que não facilita muito a vida de quem anda com um bebê, não é mesmo?! Porém, ao abrir a janela do nosso chalé e se deparar com um mar azul belíssimo, até esqueci do banheiro e também da falta de um telefone ou interfone no quarto para que pudéssemos entrar em contato com a recepção ou restaurante.

Chalé com ar-condicionado, frigobar e TV

Chalé com vista para o mar

Vista da janela do nosso chalé

A maioria dos quartos fica numa área elevada, mas não se preocupe caso não queira ficar subindo e descendo a pé, o hotel dispõe de dois elevadores panorâmicos que facilitam muito a vida da gente. O café da manhã é bem variado e super saboroso, servido das 7h às 10h30.

Café da Manhã Chalemar

Outro ponto forte que nos fez optar por essa hospedagem foi a localização e a área de lazer, com piscina de frente pro mar,jacuzzi’ e restaurante funcionando durante o dia e a noite.

Hotel Pousada Chalemar

Camarão Internacional – Restaurante do hotel

Caipirinha – Chalemar

Área de lazer com jacuzzi

O que fazer?

Chegamos na sexta às 14h, fizemos o check-in, almoçamos no hotel e em seguida  fomos procurar um lugar para comer caranguejo. Encontramos o Bar e Restaurante Luz de Candieiro, bem pertinho do hotel.

Passeio de Buggy – Baía Formosa

Bar e Restaurante Luz de Candieiro

O local tem sua cozinha de um lado da rua, e a barraca de praia com o pé na areia do outro, que por sinal, era bem charmosinha, toda enfeitada, com uma vista maravilhosa pro mar e com um atendimento excelente.

Pé na areia

Vista pro mar

Preciso dizer a você que foi aqui onde comi um dos caranguejos mais gostosos da minha vida, o molho diferenciado era surreal de tão bom, é sério, não estou exagerando e nem recebendo nada para falar isso hahah, é que o negócio era bom de verdade!

Após o entardecer (que por sinal, é lindo demais esse momento do dia por lá) voltamos para o hotel, a noite iríamos comemorar o aniversário do meu sobrinho, por isso, não saímos para conhecer os restaurantes da região.

Entardecer em Baía Formosa

No sábado fizemos um passeio de buggy das 10h da manhã às 16h, visitamos lugares incríveis, mas, essa parte eu vou contar em outro post, pois, preciso detalhar como foi fazer um passeio de buggy de dia inteiro com um bebê de 7 meses, tenho certeza que as mamães que estão por aqui vão querer saber.

Passeio de Buggy

No domingo conseguimos aproveitar a praia em frente ao hotel, visitamos o monumento em homenagem ao Ítalo Ferreira, um lugar super fofinho e instagrâmico, que nos rendeu várias fotos legais. O intuito da viagem era relaxar e acredito que o objetivo foi cumprido.

Monumento em homenagem a Ítalo Ferreira

Como o Álvaro dorme cedo, ainda fica um pouco complicado sair a noite com ele, por isso, não tenho muitas dicas de restaurante mas, vou deixar aqui uma listinha dos mais recomendados, daí quem for já passa a dica pra gente também tá?!

Os 7 melhores restaurantes de Baia Formosa segundo o TripAdvisor

Dessa lista, conseguimos conhecer o Uçá Bar e Restaurante e o Restaurante Luz de Candieiro, e realmente os dois são maravilhosos. O Uça conhecemos durante o passeio de buggy, além da comida ser simplesmente divina, os pratos são muuuuito bem servidos, vale super a pena.

Moqueca de camarão e Peixe do Restaurante Uçá

Já o Luz de Candieiro fomos duas vezes, pois além dos pratos também serem muito bons, o atendimento nos cativou bastante, super recomendo!!

Arrumadinho irreverente no Bar e Restaurante Luz de Candieiro

Para conferir essa viagem completa, confira os nossos destaques no Instagram. Lá você poderá ter uma experiência mais real de tudo que foi falado por aqui. Passa lá, vou ficar te esperando: @eitaeuvou

Se você gostou deixe seu comentário