Eita eu vou

Por Patricia Larrothiere

UNILIVRE – Universidade Livre do Meio Ambiente

02 de novembro de 2017

Quando pesquisei sobre os pontos turísticos de Curitiba e encontrei a UNILIVRE, não imaginava nem de longe que o lugar fosse tão lindo daquele jeito. Acho que o segredo para que isso aconteça é não colocar muita expectativa nos lugares e se surpreender com o inesperado. Isso aconteceu praticamente a viagem inteira!

O Bosque

Apesar de não ter sido possível conhecer toda a UNILIVRE, pois uma parte estava fechada, devido ao horário de funcionamento nos finais de semana, estar naquela área incrível do bosque já valeu muito a visita! Seguir naquela passarela de  madeira em meio a mata preservada, e se deparar com um espelho d’água em frente àquele paredão sem mais ninguém por perto,  aaah pode ter certeza, não tem preço!

Trilha Ecológica

Lago com 8 metros de profundidade

Sociedade civil sem fins lucrativos

A Unilivre é uma Organização Não-Governamental fixada no bosque Zaninelli,  local onde funcionava uma pedreira explorada pela família Zaninelli, desativada em 1983.  Com uma área de 37 mil m², hoje o local é referência  em estudos sobre preservação de ecossistemas economicamente sustentáveis. Sendo também um espaço destinado à transferência de conhecimentos para a população, com temas sobre o meio ambiente e ecologia.

A instituição, que foi inaugurada em 15 de junho de 1992 e contou com a presença do oceanógrafo francês Jacques Cousteau, proporciona ainda, várias atividades interativas como cursos e oficinas, destinadas aos diversos públicos desde crianças até universitários e intercambistas.

O prédio

O prédio da UNILIVRE tem 874 m², e é basicamente uma torre de madeira construída com toras de eucalipto que se integram ao meio ambiente. Um projeto do arquiteto Domingos Bongestabs, professor de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, que também assina o projeto da Ópera de Arame.

Uma rampa em espiral dá acesso a salas de aula, escritório e um mirante de 25m, o qual infelizmente não pudemos conhecer. Só conseguimos subir até um determinando ponto da rampa, e ainda assim, já dava para desfrutar de  uma bela paisagem.

Visitar aquele lugar, foi simplesmente incrível!

Horário de funcionamento:

Bosque – diariamente das 8:00 às 19:00
Universidade – 2ª a 6ª feira das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00
Biblioteca –2ª, 4ª e 6ª feira das 14:00 às 18:00 3ª e 5ª feira das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Se você gostou deixe seu comentário